Por que dormimos?
- Dra. Luísi Rabaioli
- 26 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2020
Primeiramente, precisamos compreender que dormir bem é parte de um estado saudável, nosso bem-estar depende disso. Vamos lá?
Também precisamos desmistificar o estigma de que dormir é para preguiçosos, é falta de ambição, de que para sermos produtivos precisamos nos privar de sono, que sentir sono é para doentes. Nosso sono vai muito além de um descanso. Durante a noite, nosso corpo se organiza para diversas funções:
- equilíbrio corporal, reparando danos, regulando o bom funcionamento e temperatura;
- secreção de hormônios, como o GH (hormônio do crescimento), que possui um importante papel na renovação das nossas células;
- a consolidação de aprendizados e memórias, é durante o sono que realizamos a fixação dessas informações;
- regulação do humor, apresentando intima relação com quadros de depressão e ansiedade;
- regulação do sistema imunológico, portanto um sono inadequado nos deixa mais vulneráveis a doenças.
Viu só, enquanto dormimos muita mágica acontece!
Um sono saudável é importante para manutenção da saúde física e mental.
Diante do cenário de incertezas que vivemos, associado a mudanças radicais da rotina, há uma tendencia para uma desorganização do padrão de sono. Isso pode ter um grande impacto na produtividade e qualidade de vida em geral.
E quanto tempo eu preciso dormir? A resposta mais correta é: depende!!
Essa duração varia de acordo com a idade e é afetada pelo estilo de vida e saúde em geral. Como uma média, para os adultos, podemos afirmar que em torno de 7-8h são suficientes. Porém, existem também características genéticas e individuais que irão influenciar.
Existem os dormidores curtos, que necessitam de menos de 6h para sentir-se bem, e os dormidores longos, aqueles que precisam de mais de 9h de sono por noite para acordar plenamente descansados.
Minha missão é ajudá-los a compreender nosso funcionamento e respeitar nossos limites, tornando o sono um momento agradável, de bem-estar e renovação, para dias mais leves, produtivos e saudáveis.
Comentarios